NOTÍCIAS

Notícias


Voltar

26/05/2021

Abraço Itinerante Fotográfico - Expo São José do Rio Pardo

Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresenta:

:: Abraço Itinerante Fotográfico - Expo São José do Rio Pardo ::

A exposição “Abraço Itinerante Fotográfico” traz em formato virtual as obras produzidas pelos participantes dos Workshops que ocorreram no início de 2021 na cidade de São José do Rio Pardo, juntamente com outras 5 cidades visitadas pelo projeto itinerante com a Mentoria e Curadoria de Melissa Szymanski. Durante o processo de aprendizado, os participantes produziram os materiais que agora compõem a exposição das cidades em uma mostra dedicada à vivência e particularidade de cada município traduzido em impressões artísticas dos autores através da fotografia.

“Vivemos numa demanda rápida, automatizada, muitas vezes sem respiro e respeito pela arte e universo ao nosso redor. Nunca se fotografou tanto, mas paradoxalmente, não olhamos verdadeiramente o que nos dispomos a registrar.”

Melissa Szymanski
Curadora

O Abraço Itinerante Fotográfico foi um convite à observação do espaço, da natureza e cotidiano a partir de qualquer aparelho fotográfico, do celular à câmera profissional. Com o intuito de estimular aos participantes o treino do olhar minucioso, muitas vezes ignorado e/ou subestimado, aprimorando a observação da sua cidade, do seu local de pertencimento, e de si mesmo, apresentando uma possibilidade fotográfica de cunho artístico visual por meio do conhecimento do aparelho fotográfico, com a criação de um conjunto de obras fotográficas que agora são expostas, documentando o cenário atual das cidades escolhidas. Expondo o material captado e oferecendo aos artistas a oportunidade de acompanhar e participar de praticamente todos os processos, a captura, a edição das imagens e a exposição. Construindo uma narrativa visual particular de cada artista que pode ser observada pelo público durante esses processos.

Veja a exposição completa e baixe o catálogo da exposição no instagram:https://www.instagram.com/abraco_itinerante_fotografico/