Cultura


Voltar

01/11/2014

Recanto Euclidiano

Integrado à paisagens natural das margens do Rio Pardo e tendo ao seu fundo a imagem do Cristo Redentor sobreposta à Ponte Metálica, encontra-se o Recanto Euclidiano,conjunto arquitetônico formado pela Cabana Euclidiana, Herma e Mausoléu Euclidiano.

A Herma – monumento à Euclides da Cunha, o qual os rio-pardenses se referem ao local sobre essa denominação – foi inaugurado em 1918 sendo o primeiro do Brasil em homenagem ao escritor. Composto de uma efígie de bronze doada pelo jornal "O Estado de São Paulo”, o qual Euclides era repórter e por esse motivo pôde presenciar a Guerra de Canudos e da inscrição "Mixto de celta, de tapuia e grego” o referido monumento foi o primeiro a compor o atual Recanto Euclidiano.

 

Durante as obras de reconstrução da Ponte Metálica Euclides da Cunha construiu um humilde escritório de sarrafos e folhas de zinco às margens do Rio Pardo, onde podia administrar as obras da ponte e também escrever boa parte de Os Sertões, sua obra clássica. Para proteger o patrimônio foi erguido em volta da cabana uma redoma de vidro, inaugurada em 15 de agosto de 1928, pelo Prefeito Dr. João Gabriel Ribeiro. Em 1939 o Serviço do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional tornou a cabana de Euclides em monumento nacional.

No piso do espaço entre a redoma de vidro e a herma encontra-se desenhado num mosaico de pedra um grande sol e as inscrições entrecruzadas: Terra, Homem , Luta, títulos das três partes de Os Sertões.

Em 1982 foi inaugurado o Mausoléu Euclidiano, construção de estilo moderno e arrojado que contém uma cabeça de bronze do escritor e ao lado de uma placa como um trecho da carta de Euclides a sue amigo Francisco Escobar que diz "que saudade do meu escritório de sarrafos e zinco às margens do Rio Pardo, sei que se continuar nessa agitação estéril não produzirei mais nada de duradouro”. No Mausoléu encontra se os despojos de Euclides da Cunha e seu filho que leva o mesmo nome de seu pai.

O recanto euclidiano representava hoje a memória vida do Movimento Euclidiano em nossa cidade, alem de ser um dos pontos turísticos mais importantes e mais bonito de São José.